06 a 10 de março de 2021

Novos arquivos, ou como não fazer uma página de memes

Luís Fernando Moura conversa com @saquinhodelixo

O coletivo Saquinho de Lixo se reúne para discutir criação e veiculação visual em tempos em que se desenvolve a linguagem de vanguarda a que chamamos meme. Seguido por mais de 1 milhão de pessoas no Instragram e prestes a ter um segundo trabalho exposto em museu de arte – na reabertura do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo –, o grupo conta sua história e seus princípios, e divide ideias sobre curadoria, humor, política, dinheiro, invenção. E sobre a polícia das redes e das imagens. A conversa é mediada por Luís Fernando Moura.
 

Luís Fernando Moura

Curador e pesquisador, Luís Fernando Moura é coordenador de programação do Janela Internacional de Cinema do Recife desde 2015. Integrou comissões internacionais do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (2017-2019) e do forumdoc.bh - Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte (2018) e foi cocurador de mostras como ""Brasil Distópico"" (RJ, 2017) e ""L.A. Rebellion"" (Recife, SP, RJ, Belo Horizonte, 2017-2019). Participou como jurado, consultor de mercado, debatedor ou autor de textos curatoriais em eventos como Olhar de Cinema, Nebulae/Doclisboa, Bolsa Pampulha e FestCurtasBH. Graduado na UFPE, é mestre e doutorando pelo PPGCOM-UFMG, onde investiga relações entre estudo, curadoria e dissidência. Desde 2020 mantém fuga, projeto independente de curadoria de filmes. Integra o Cineclube Comum.

 

@saquinhodelixo

O Saquinho de Lixo é um coletivo multimidiático que nasceu em junho de 2018 como uma página no Instagram (@saquinhodelixo). Atualmente, com mais de 1 milhão de seguidores, o perfil vem se destacando na curadoria e produção de memes. Além disso, participou da exposição À Nordeste (2019), em São Paulo, com a vídeoinstalação Memelito; foi indicado ao Miaw MTV na categoria Memeiro do Ano 2019 e apresentará em breve uma nova videoinstalação na reabertura do Museu da Língua Portuguesa. O coletivo atualmente é formado por Alan Pereira, Davi Moraes, Júlio Emílio, Luís Porto, Rodrigo Almeida e Sofia de Carvalho.