06 a 10 de março de 2021

Arquivos Brasileiros

Entre o tanto e o tão pouco


O Brasil possui dezenas de arquivos audiovisuais, dos mais diferentes tamanhos e perfis, tanto no que diz respeito ao volume de acervo que preservam quanto em relação à infraestrutura. E não poderia ser diferente, somos um país de dimensões continentais e extremamente desigual. Mas as crises, sejam financeiras, administrativas, institucionais ou políticas, essas sim, parecem acometer todos eles com assombrosa periodicidade. Basta lembrarmos que a Cinemateca Brasileira, o maior arquivo audiovisual brasileiro e um dos maiores da América Latina, permanece fechado e sem profissionais especializados há quase um ano.

Ainda assim, o patrimônio audiovisual resiste, e nos convoca a admirar sua potência e diversidade sempre que é dada a oportunidade, lembrando que, apesar do período tenebroso que estamos atravessando, o cinema brasileiro existe e constituiu uma história. Para essa sessão, lanço luz sobre uma pequena porção dessa trajetória, através de uma viagem do tempo reversa, apresentando títulos que podemos encontrar nos arquivos, mas que por inúmeros motivos circulam pouco. Essas obras, tão distintas, retratam a riqueza e singularidade do patrimônio audiovisual brasileiro e o belo trabalho feito pelos arquivos e seus técnicos, mesmo diante de tanta adversidade. Curtam a viagem, dias melhores virão.

Débora Butruce, preservadora audiovisual, produtora cultural e curadora independente

 
Almoço comemorativo dos 80 anos do cinema brasileiro, realizado nos estúdios da Cinédia, no Rio de Janeiro. Personalidades como José Carlos Burle, Antônio Pitanga, Vera Manhães, Lutero Luís, Flávio Migliaccio, Pedro Rovai,…
 
O sensível filme de Cozer se insere na leva de documentários curtos sobre músicos e cantores negros feitos na década de 1970. O título retrata Luiz Melodia em sua intimidade e a…
 
O filme foi lançado inicialmente em Paris e pode ser considerado um documentário de “propaganda”, cujo intuito era difundir as riquezas do Brasil no exterior. Ramos era um dos maiores exibidores cinematográficos…