10
março
quarta-feira
20 H
Modelo vídeo: o atelier remoto do Risco!
Kleber Mendonça Filho conversa com Bruna Rafaella, Leonardo Lacca e Vi Brasil
Kleber Mendonça Filho
Kleber Mendonça Filho nasceu no Recife. É diretor artístico do Janela Internacional de Cinema do Recife e curador de cinema do Instituto Moreira Salles. Como realizador, migrou do vídeo nos anos 90, quando experimentou com ficção, documentário e videoclipes para o digital e o 35mm na década de 2000. Seus curtas-metragens (Vinil Verde, Eletrodoméstica, Recife Frio, entre outros) receberam mais de 100 prêmios. Seu primeiro longa-metragem é o documentário Crítico (2008). O Som ao Redor (2012), seu primeiro longa de ficção, exibido em mais de 100 festivais internacionais, e vencedor de 32 prêmios, foi considerado “Um dos 10 Melhores Filmes do ano” pelo jornal The New York Times. Aquarius (2016) estreou na competição do Festival de Cannes, distribuído em mais de 100 países. Em 2018, codirigiu o longa Bacurau (com Juliano Dornelles), que estreou na competição do Festival de Cannes em e ganhou o Prêmio do Júri.
Bruna Rafaella
Bruna Rafaella Ferrer é artista visual, produtora cultural e arte/educadora residente em Recife e natural de Vitória de Santo Antão. Vem participando de projetos como artista agregadora e educadora, dando ênfase na pesquisa artística às seguintes frentes de trabalho: uma relativa a questões estéticas e políticas do espaço urbano, outra a publicações artísticas, além do estudo teórico e prático da linguagem do desenho e da performance na construção de situações artísticas e pedagógicas como utopias situadas.
Leonardo Lacca
Leonardo Lacca é diretor, roteirista e preparador de elenco. Dirigiu o filme Permanência, exibido e premiado em diversos festivais de cinema ao redor mundo. Foi diretor assistente e preparador de elenco do filme Bacurau, premiado com o prêmio do Júri no Festival de Cannes. Também preparou o elenco nos filmes Aquarius, O Som ao Redor, Paterno, A Salamandra, entre outros. Atualmente dirige um curta de animação produzido pelo Risco! com desenhos de mais de mais de 80 artistas."
Vi Brasil
Vi Brasil é multi artista, colaboradora do Risco! como curadora e preparadora de modelos vivos desde a formação do grupo. Formada em Artes Cênicas pela UFPE, é tatuadora, bailarina, atriz, preparadora de elenco, diretora de arte e pesquisadora corporal com vasta formação e realização criativa no trabalho de modelagem viva há mais de 10 anos.