06 a 10 de março de 2021

Preservar, restaurar filmes em tempos de desmonte e reconfiguração

Débora Butruce conversa com Tiago Baptista

Em momento em que devemos voltar os olhos para a sobrevivência e as condições de operação dos principais arquivos audiovisuais do país, enquanto assistimos à Cinemateca Brasileira enfrentar abandono do governo federal e crise sem precedentes, a atual presidenta da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA), Débora Butruce, conversa sobre preservação e restauração de filmes com Tiago Baptista, diretor do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, centro de conservação da Cinemateca Portuguesa. Neste diálogo, discutem os principais desafios em torno do crucial trabalho dos arquivos, dentro ou fora do Brasil, sejam os de manutenção, os de reconfiguração diante de novos contextos ou os da parceria entre instituições, comunidade audiovisual e sociedade civil.
 

Débora Butruce

Débora Butruce é preservadora audiovisual, pesquisadora, produtora cultural e curadora independente. Doutora em Meios e Processos Audiovisuais da ECA-USP, com doutorado sanduíche na New York University, no Moving Image Archiving and Preservation Program. É mestre em Comunicação e graduada em Cinema, ambos pela UFF. Atua na área de preservação audiovisual desde 2001, com especializações na Inglaterra, Itália, Cuba e Espanha. Membro fundador da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA), é a atual presidente. Realizou mostras de cinema e programas especiais, além de participar de comitês de seleção de festivais e editais públicos. É idealizadora e curadora da Mostra Internacional de Filmes Domésticos, primeiro festival brasileiro dedicado ao formato. É uma das fundadoras do Cachaça Cinema Clube, cineclube realizado no cinema Odeon entre 2002 e 2015.

 

Tiago Baptista

Tiago Baptista é diretor do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, o centro de conservação da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, e membro do Comité Executivo da Federação Internacional de Arquivos de Filmes (FIAF). É doutorado em Film and Screen Media pela Universidade de Londres (Birkbeck College) e investigador integrado do Instituto de História Contemporânea-NOVA FCSH (Lisboa).