06 a 10 de março de 2021

Forum 50: Episódios de Luta

Cinema de rebeldes


O programa Forum 50: Episódios de Luta destaca filmes que, realizados no intervalo entre 1968 e 1971 e num intercâmbio entre os continentes africano, norte-americano e europeu, dão expressão a projetos antirracistas de futuro, tão solidários quanto combativos, numa indistinção nada infrequente entre cinema e rebelião. Trata-se de um recorte da primeira edição da mostra Forum/Festival de Berlim, que 50 anos atrás estabeleceu uma plataforma internacional para o filme político, na esteira da explosão global de movimentos civis, da contracultura, de exércitos revolucionários e dos cinemas diretos, em curadoria feita em colaboração entre Janela e Forum.

São passagens de cinema que ressurgem como indispensáveis à sua história social e artística e também uma perspectiva perene de ação política por meio de filmes, fruto da cumplicidade entre artistas e militantes, professores e estudantes, governo, partido e frente de batalha, no centro das lutas anticoloniais em África, em direção ao pan-africanismo e ao lado dos Panteras Negras, na polifonia de gritos por libertação. Do retrato à investigação, da celebração à denúncia, da filmagem clandestina à guerrilha, estão aqui documentos vivos e atuais, exibidos em digitalizações e restaurações recentes, preservadas em diferentes arquivos. São, afinal, visões que podem também nos munir, agora e no futuro. Agradecemos aos detentores das cópias e a parceria da Forum/Arsenal – Institut für Film und Videokunst e.V., do Consulado Geral da Alemanha no Recife e do Centro Cultural Brasil Alemanha, bem como o apoio do IndieLisboa.

Luís Fernando Moura

 

06

março

sáb

16 H

[disponíveis por 24h]
SESSÃO 1
Meus Vizinhos (Mes Voisins), Med Hondo

Mauritânia/França, 1971, 35'

Pouco depois de dirigir o longa Ó, Sol, o mauritano Med Hondo entrevista grupo de imigrantes de países africanos vivendo dificuldades em Paris. Do retrato se insinua a diferença, quando chega a…

+

Aluna de Angela Davis na Universidade da Califórnia em Los Angeles, Yolande du Luart faz retrato obstinado e fascinado da professora de filosofia dentro de sala de aula, em casa e na…
 
 
 

07

março

dom

16 H

[disponíveis por 24h]
SESSÃO 2
Filmado clandestinamente por exilados sul-africanos e estudantes de cinema radicados em Londres, este ato rebelde expôs mundo afora um retrato guiado do apartheid na África do Sul, impressionando públicos de cinema. Enquanto…

+

Monangambeee, Sarah Maldoror

França/Angola, 1968, 16'

"Monangambeee", ou "morte branca", foi grito de guerra na luta anticolonial angolana. Recriando novela de José Luandino Vieira, O fato completo de Lucas Matesso, Sarah Maldoror narra conto sobre um prisioneiro e…
SESSÃO 3
Realizador pactuado com movimentos civis franceses, William Klein transforma em cinema o 1º Festival Cultural Panafricano de Argel, a convite do recém-independente governo argelino. Em meio à vibrante celebração entre multidão e…
 
 
 
 

08

março

seg

16 H

[disponíveis por 24h]
SESSÃO 4
Procurado pela polícia dos EUA, Eldridge Cleaver está exilado na Argélia. Este perfil de um fascinante expoente dos Panteras Negras registra percepção eloquente de utopia que passa por ampla abolição geopolítica. Seguindo…
 
 

09

março

ter

16 H

[disponíveis por 24h]
SESSÃO 5
Howard Alk e Mike Gray se unem para filmar um retrato de Fred Hampton, mas no meio das filmagens o retratado é morto e o filme é partido ao meio. Na primeira…
 
 

10

março

qua

16 H

[disponíveis por 24h]
SESSÃO TODAS
Todos os filmes das 5 sessões do programa Forum 50: Episódios de Luta disponíveis por mais 24 horas.